Páginas

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Cativar Pessoas


O segundo dos principais atributos dos líderes refere-se a um talento ou habilidade para atrair seguidores.
Tradicionalmente este traço associa-se ao termo Carisma. Carisma vem do grego, Charisma e tem associação direta com a palavra Caráter, em grego Charáx (pronuncia-se raráx). Tem a ver com retidão de comportamento. Esta etimologia mostra que atrair pessoas depende de ser confiável e moral. Não se trata somente de uma simpatia pessoal.
Além de estar à frente de um grupo, o líder tem de conseguir levar pessoas junto consigo. Do contrário pode ser uma pessoa com muita iniciativa e força de ação, mas estará sempre sozinho. Um líder, ao contrário, nunca está sozinho. No exercício de seu potencial de liderança, está sempre acompanhado.
Se quem me está lendo consegue se colocar no lugar dos seus liderados, conversar olho no olho, orientar, dar (e receber) feedback, gerar laços fortes e desempenhar toda uma maestria de relações humanas, tem todo jeito de líder. A prova real será evidentemente quantas pessoas o acompanham.
Claro que não podemos medir a grandeza de um líder pela quantidade de pessoas que o seguem, pois obviamente teríamos que medir a "qualidade" desses laços. Isto é, seguem-no com que grau de fidelidade? Ademais, poderíamos acrescentar uma avaliação das próprias pessoas. Aliás, as últimas teorias tem se fixado mais nos followers (seguidores) que nos líderes. É como numa matilha de lobos... tem o lobo-chefe, mas também tem os outros lobos. É matilha.
De todo jeito, fica aí o recado: líder sem liderados, não é líder. É lobo solitário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário