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segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Critério: novos problemas

Como saber se o seu trabalho está mesmo causando impacto no negócio do cliente? Para mim, é uma questão simples: o tipo de problemas que o cliente enfrenta hoje tem de ser diferente do que enfrentava antes.
Se passados alguns meses o seu trabalho não gera novos problemas, cuidado, significa que a condição do cliente não mudou. Tomar a ausência deles como critério seria ingenuidade. E buscar a mera solução dos problemas que outrora estavam ali é pouco. A diferença real é percebida pelo tipo de coisas que agora preocupam.
Por exemplo, se vou ajudar um escritório a conquistar mais clientes, e isso dá certo, agora eles terão que atender esses clientes, terão de lidar com novas situações e o estresse já é outro. Antes, preocupam-se por ter mais contas para atender. Agora, ocupam-se de atende-las. Novos problemas.
Noutro exemplo, se me chamam para desenvolver lideranças dentro de uma empresa e conseguimos fazer isso, surgem novas demandas. Estes líderes vão querer inovar, identificarão necessidades antes não vistas, desejarão fazer a diferença e vão questionar o status quo. Logo, novos problemas a resolver.
Se porventura preciso ajudar no planejamento estratégico e na estruturação do negócio, e funciona, a empresa vai desenvolver novas oportunidades, vai entrar em novos mercados, vai conseguir novos concorrentes, vai crescer e precisar de mais profissionais competentes etc. Mais trabalho.
Então, a questão não é eliminar problemas, tão somente. A questão é elevar o patamar do cliente para problemas mais "interessantes". O critério é o tipo de problemas, não sua existência.
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Mas como o cliente entende isso? Explique. Mostre a ele que antes de contratá-lo tinha de se preocupar com coisas que hoje já são superadas, mas que há novos desafios. Isso indica progresso e crescimento. Agora estamos noutra!

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