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terça-feira, 18 de agosto de 2015

Conversa: essencial e humano

No mundo dos negócios de conhecimento a conversa é essencial. É, ainda, humana, claro. Provê possibilidades de encontrar oportunidades para agregar valor ao cliente. Através da conversação, fluem ideias, histórias, experiências, insights, criatividade, especialização técnica, casos de sucesso, erros e correções. A conversa é o meio pelo qual os negócios acontecem.
Não é só no contexto dos serviços intensivos em conhecimento. Em todo ambiente profissional acontece isso. Mas entre advogados, arquitetos, engenheiros, profissionais de software, consultores, é sobremaneira relevante para o trabalho. Saber conversar é parecido com saber trabalhar. Também escrevemos, também desenhamos, também pesquisamos, também calculamos. Mas, sobretudo, conversamos.
O poder da conversa ocorre interagindo com os clientes e igualmente interagindo dentro da equipe. As perguntas e as respostas viabilizam a transformação do conhecimento em valor. É buscando o essencial, ou seja, aquilo que pode realmente fazer a diferença, que geramos os reais benefícios para os clientes. E isso depende de perguntar e escutar bem o que eles têm a dizer. E o essencial faz a diferença, da mesma forma, para um melhor trabalho em equipe. Entender o que é realmente importante para nossos colegas facilita a dinâmico do grupo.
E, que tal? Com isso humanizamos o trabalho! O ambiente fica mais divertido, mais inovador, mais instigante. A curiosidade aflora. Conhecemos pessoas, entendemos problemas, encontramos soluções. O ser humano é dessa espécie, não?
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Na dúvida, converse. Não sabe o que dizer? Pergunte. O importante é humanizar e buscar o essencial nos serviços profissionais. Todos ganhamos.

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