Páginas

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Profissão, estilo de vida

Quando se trata de profissionais do conhecimento, a escolha da profissão é mais do que definir uma fonte de renda. É uma eleição mais ampla, relacionada ao estilo de vida que se quer ter.
O dia a dia de um profissional é descrito pelos seus clientes, pelo tipo de problema que se vai deparar, pelos colegas com quem vai compartilhar o escritório, os temas das discussões e os desafios intelectuais, o dress code, os locais que vai frequentar, os aeroportos que vai passar...  
Advogados, arquitetos, engenheiros, consultores, tecnólogos, designers, entre outros, são como as máscaras do "herói de mil faces" de Campbell; podemos supor uma mitologia das profissões...
Não acho que o futuro vá importunar essa mentalidade. Ao contrário, penso que a carreira, tão importante hoje quanto antes (e talvez ainda mais), possa salvaguardar um pouco de liberdade. Se as pessoas muitas vezes sentem angústia, não seria pouco encontrar entusiasmo na própria carreira. Muitas horas da semana podem ser resgatas assim.
Enfim, num projeto de vida, um plano de carreira pode ser mais do que ter metas financeiras. E no imaginário dos profissionais do conhecimento, isso pode ser um imperativo. Para o seu bem e o para o bem dos seus clientes!
----
O que você aprende na sua prosaica semana de trabalho? E, em tempo: o quão prosaica é?
Se pudesse vestir uma máscara - e vestirá de qualquer maneira, pois a profissão não é nossa total identidade - assumindo um papel de uma pessoa fashion que vive seus dias descontraidamente, poderia curtir os seus dias de trabalho como sendo a realização do seu estilo de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário