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terça-feira, 11 de agosto de 2015

Ao invés de vender...

Os profissionais muitas vezes têm dificuldade de vender seus serviços e fazer marketing de si mesmo. Isso é mais do que comum, na realidade. É quase a regra.
Tendo em vista que os temas de gestão, estratégia, marketing, negociação, raramente são tratados na faculdade, a maioria nem sequer suspeita de como fazer isso.
Conceitualmente, marketing vem antes da venda. Peter Drucker, o velhinho do management, disse que o propósito do marketing é tornar o esforço de vendas desnecessário.
Assim, para não precisar fazer aquilo que você não gosta de fazer (vender), é necessário estratégia para posicionar-se no mercado, desenvolver diferenciais, definir seu cliente ideal etc. Daí em diante, podemos planejar as táticas de comunicação para alcançar e atrair os clientes que lhe interessam, gerando relacionamento e construindo confiança. Isso não acontece da noite para o dia, muito menos vendo o tempo passar, rezando por uma benção celeste ou acreditando no aleatório. (Como alguns ateus, que substituem Deus, o fazem no seu culto neopositivista. Mas este é outro assunto).
Marketing em Serviços Profissionais não é fácil. Mas também não é impossível. Ademais, é uma necessidade.
De qualquer forma, o primeiro a fazer é mudar a mentalidade a respeito desses assuntos.
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Ao invés de vender, seja contratado. Por isso, o marketing é seu principal exercício.
[e se precisar de ajuda, conte conosco]

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