Páginas

terça-feira, 19 de maio de 2015

10 mil horas... (ou, de onde vem o seu suor?)

Quando Malcolm Gladwell tornou pública a ideia de que se pode adquirir maestria em qualquer disciplina após 10 mil horas de treinamento e experiência, surgiram outros opinando de que isso depende muito mais de talento, tendências, habilidades inatas; numa palavra, vocação. No caso de estar em sua vocação, tudo fica mais fácil. Sim, mas não.
O que Gladwell afirma, entendo, não implica necessariamente em poder atingir a maestria em qualquer coisa. Outrossim, é notório que todos os grandes gênios em suas respectivas artes dedicaram-se com total esforço no seu aperfeiçoamento. Demóstenes, Leonardo da Vinci, Mozart, Shakespeare, Jordan, Pelé, Federer... todos deram exemplo de maestria - e de muita disciplina e esforço.
O potencial que temos - e todos temos - é um quase sem fim de possibilidades. No entanto, ele não se manifesta ao acaso. Não se pode associar a paciência à preguiça...
Para tornar-se exímio em qualquer atividade, é preciso, sim, de paciência (10 mil horas demora em acumular). Mas tem de suar muito.
----
Onde estão as suas 10 mil horas? Em que coisas você tem acumulado experiência, know-how, especialidade, competências? De onde vem o seu suor?

Nenhum comentário:

Postar um comentário