Páginas

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Tenho de montar uma equipe...

Sempre que tiver de recrutar um time de trabalho tenha em mente que:

1) Não existe profissional perfeito;
2) Diferenças é que têm valor.

Do primeiro critério, sai uma dica não-convencional: dado que todo mundo tem defeitos, saiba que é importante conhecer rapidamente (ou o mais rápido possível) os defeitos dos subordinados para ver se são aceitáveis. (Não é questão de ter ou não defeitos, mas ver se são aceitáveis).
Do segundo critério, podemos inferir que se temos todos os indivíduos semelhantes, com as mesmas características, perdemos riqueza no conjunto. É fundamental saber misturar bem os perfis e as competências.
Esses 2 pontos servem de base para pensar a identidade do grupo que queremos ter. A partir daí se pode montar um plano de recrutamento e começar a seleção. Com bom recrutamento a seleção fica, digamos, bem fácil.
Claro que, como sempre, vai depender do contexto. De acordo aos objetivos/desafios do trabalho, dos aspectos subjetivos/emocionais e dos recursos/tecnologia que temos à disposição é que poderemos visualizar melhor o plano. Mas nunca se esqueça desses 2 pilares, simples e fundamentais.
---
E sempre tenha em mente a sua responsabilidade, como líder, de educar, orientar e desenvolver seu pessoal. Montar uma equipe não é o mesmo que desenvolvê-la, são habilidades diferentes. Mas é certo que ao definir a equipe do projeto é preciso já ter em mente essa premissa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário