Em primeiro lugar, recomendo conversar com ele diretamente. Reserve um horário, uma sala, um cafezinho e, com toda cordialidade e verdadeiro desejo de ajudar e fazer o bem (para ele, para si mesmo, para a equipe, para a empresa, para os clientes, para o universo!) seja direto. Explique que ele não está correspondendo ao que você espera dele. Daí vem uma série de derivações:
1. Ele pode questionar e contra argumentar. Isso é bom. Aproveite e converse. Aprenda também. Seja humilde e assertivo ao mesmo tempo. O resultado só pode ser proveitoso. Ambos sairão com mais entendimento do que está acontecendo.
2. Ele pode demonstrar que está desanimando, desmotivado. Aí surge outro problema. A motivação profissional é importante - ainda que não justifique a falta de comprometimento. Então, siga a conversa com o novo enfoque.
3. Ele pode pedir ajuda. Ajude.
4. Ele pode mostrar que lhe falta capacidade para ser mais comprometido. Neste caso, você terá de assumir um papel de coach/mentor e desenvolvê-lo como profissional.
5. Pode ser que ele não queira, de verdade, se comprometer. Por razões próprias, ou por que não consegue se enquadrar. Neste caso, demita-o, para o próprio bem dele (assim não perde tempo achando que as coisas estão bem ou vão melhorar).
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Nota: lembre-se que a premissa é que você deve fazer isso com atitude REAL de boa vontade e interesse em realizar o bem, para o seu colaborador, para si próprio, para os demais integrantes da equipe, os clientes, o negócio e... sabe-se lá... o universo!
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