Páginas

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Sempre fui técnico, agora serei gestor...

Então você sabe o valor da habilidade e do conhecimento que tem com suas tarefas técnicas; deve saber que foi custoso desenvolver o domínio de suas atividades; pode ver os novos chegando e notar sua dificuldade inicial, lembrando de como você mesmo era quando começou; consegue deduzir o quanto é valoroso o seu conhecimento e sua experiência...
O mesmo valerá para sua nova fase. A gestão é também uma ciência e uma arte, tão ou mais complexa que as tarefas técnicas. Não é nem melhor nem pior, mas com certeza é tão trabalhoso se desenvolver profissionalmente nisso quanto foi para seu processo prévio, como especialista técnico. (O termo "técnico" vale aqui para uma ampla esfera de funções.)
Seja da área industrial, financeira, comercial, logística, etc. sua experiência acumulada não se perde. Porém, pensar que ela é suficiente para gerir uma equipe, por exemplo, é tão errado quanto pensar que alguém que nunca viu uma máquina na vida poderá operá-la com eficácia; ou pensar que quem nunca cuidou do contas a pagar e receber poderá ter a visão analítica e o controle necessários; ou que um vendedor pode nascer do dia para a noite. As funções "técnicas" não são as mesmas que as funções "gerenciais". Então, seja humilde mais uma vez e aproveite um novo ciclo na sua carreira, um novo início, que não é "do zero", mas que pode representar uma renovação e uma nova motivação... Divirta-se!
---
Recomendo: concentre-se no "feijão-com-arroz". Dedique-se a dominar as responsabilidades básicas, como administrar o tempo, delegar e supervisionar as tarefas, coordenar e motivar o pessoal. Busque conhecer as pessoas e orientá-las, fazendo uso de seu conhecimento técnico e de sua experiência profissional. Agora você está na vitrine! Seja bem-vindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário