Páginas

segunda-feira, 3 de junho de 2013

O Númeno da Liderança

Liderança não é sinônimo de líder. A liderança é um fenômeno social que, obviamente, tem o líder como protagonista, mas não exclusivo. A extensa literatura sobre o tema, durante um bom tempo, privilegiou o líder como elemento central e hoje, ao que parece, há uma inclinação de muitos autores e pesquisadores sérios do tema para um foco nos liderados. Ademais, o contexto deverá ser contemplado, uma vez que a relação líder-liderado forçosamente muda, dependendo da situação, do momento, do lugar. Assim, para descrever o fenômeno precisamos de no mínimo três elementos: líder, liderado(s) e um contexto.
Mas e como descrever seu númeno? Sim, por que todo fenômeno, segundo os filósofos pitagóricos, possui um númeno, isto é, sua causa, sua explicação. Passando o olho na história, admiramos os grandes líderes, apreciamos a coragem e a obediência dos liderados, estudamos e analisamos as circunstâncias de seus feitos... E qual a força que impulsiona isso?
Os antigos guardavam para isso um lugar nos seus mitos. Deste modo, o númeno ou causa da liderança ficava consagrado ao que os chineses chamavam de "mandato do céu", ou o que os hindus chamavam "manava dharma", ou o que os egípcios simbolizavam pela "predileção de Hórus". Gregos sistematizaram o númeno da liderança na inspiração dos seus Deuses, marcadamente na "natureza heróica". Os romanos, com seu cursus honorum, chegaram a institucionalizar a liderança através de suas escolas de oratória, que ensinavam a associar "virtus, pietas e auctoritas". Os cristãos, depois, atribuíram à "graça divina" a santidade dos reis. Os pensadores da modernidade, deixaram o númeno reservado ao "contrato social".
Hoje, está mais para o tecnicismo e o intelectualismo a salvaguarda da explicação do fenômeno da liderança. Psicanalistas, teóricos da administração, cientistas políticos, sociólogos, entre outros, debatem e debatem-se tentando encontrar a causa do fenômeno que, segundo alguns, move a história. Não há acordo, nem perspectiva de se chegar a ele. Os PhDs não conseguiram desvendar esse númeno...
Afinal, de onde vem a liderança? De um mistério. Responder assim, não é crença ou superstição. É sabedoria. Sabedoria para aceitar causas que surpreendem a racionalidade humana. Sabedoria necessária para ver esse mistério dentro de si. E então vivê-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário