Páginas

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Estilo de Liderança - AUTO-CONHECIMENTO

Não dá para expressar-se com autenticidade quem não se conhece. Pois o risco está em confundir-se.
Muitas vezes as pessoas acham que são autênticas pelo fato de falarem ou fazerem qualquer coisa, sem receios. O inescrupuloso, é só um mimado ou um mal educado; ou um corrupto, no pior dos casos.
Mostrar-se verdadeiramente implica em AUTO-CONHECIMENTO. Só pode ser autêntico e desenvolver um estilo próprio aquele que sabe de sua essência. Do contrário, é o menos verdadeiro dos indivíduos. É, no máximo, um libertino que julga ser melhor do que os outros, quando na realidade é irresponsável.
Não, o estilo de liderar deve brotar da identidade "espiritual" do líder. O AUTO-CONHECIMENTO permite inclusive saber que é que temos de mostrar (de bom) e que é que temos de subjugar (de ruim). Imagine se os seus liderados estão interessados em suas limitações e defeitos... A verdade é que o estilo do líder é percebido pelas suas qualidades distintivas. Poder mostrá-las é tão importante quanto eliminar as más características. O que é ruim, vira estereótipo - o puxa-saco, o lento, o medroso, o metódico, o prolixo, etc.
E estilo não é estereótipo! É seu contrário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário