Páginas

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Shugiô

É o termo que os japoneses usam para CORRIGIR-SE. Vem da tradição de treinamento Samurai.
Treinar tem a ver com identificar pontos de melhoria. Mas veja que não é possível fazer isso intelectualmente. Não se pode identificar falhas e deficiências apenas pensando... há que se colocar em contato direto, visceral, com a prática. Nas artes marciais (e eu sei que pode parecer estranho, mas nós gostamos) isso se aprende apanhando. Quando vem a dor física e psicológica, devido a um combate ou a um treinamento de força ou resistência, vem também a conscientização de que estamos limitados por esta ou aquela deficiência. Não é intelectual, é direto, é certo.
O Shugyô normalmente é um encontro em imersão de um ou mais dias em que ficamos treinando, lutando, meditando e convivendo no contexto dos assuntos da arte marcial. No caso das lideranças empresariais, se pode pensar em programas de desenvolvimento de líderes, workshops, seminários e cursos. O importante é usar a experiência em si para ver claramente aonde temos de mudar e melhorar.
Tu que és um líder: busca teu espaço de treinamento. Define na tua agenda momentos para buscar teus pontos fracos. É a única forma de aperfeiçoar-se. Treinamento. Se tens algo ruim, muda! Se é assim que faz as coisas (e não é bom), modifica teu comportamento! CORRIJA-SE.
Isso é para todos que querem ser bons líderes. Estão fora disso somente os perfeitos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário