Páginas

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Nem mesmo o céu.

Se bem que, geralmente, o crescimento é percebido em termos de tamanho e dimensões físicas, de um ponto de vista mais profundo, este não é o único critério.
Não podemos considerar a modificação anatômica (estrutural) preponderante em relação à mudança fisiológica (vital). Todo ser vivo cresce nas suas primeiras etapas de vida até alcançar um tamanho mais ou menos estável. Depois disso, sua evolução é menos perceptível aos olhos de quem observa de fora. Teríamos de ver o invisível, deduzindo o crescimento interior que muitas vezes demora a deixar seu rastro na matéria.
Em qualquer organismo, a riqueza da vida que ali se desenvolve determina especializações, qualidades e faculdades cada vez mais ricas e versáteis. Isso é assim para um indivíduo, bem como para uma organização.
Um negócio, sobretudo intensivo em conhecimento, não poderia ser avaliado só do ponto de vista estrutural. Nem uma estratégia de crescimento deveria estar pautada apenas nos números. A diretriz central deveria ser a missão e a visão de futuro, seus valores, sua proposta e a capacidade de inspirar os sócios, os profissionais e os clientes.
Ora, se para saber se estamos ou não crescendo não basta verificar nossa altura, nosso peso ou o tamanho da roupa indicado na etiqueta, para saber se nosso negócio cresce, tampouco vale analisar o tamanho da sala, o número de profissionais, ou mesmo o faturamento anual. Teríamos de avaliar se a sua identidade (sua essência e seu potencial) estão se expressando no dia a dia.  
----

A pergunta é se podemos crescer indefinidamente. Acho que sim, quando entendemos por crescimento a realização do potencial, seja de uma pessoa ou de uma organização, creio que o limite não é nem mesmo o céu. Qual será?

Um comentário:

  1. Eu tenho uma tendência a pensar que o crescimento tem um fim. Afinal tudo que fazemos temos em vista um objetivo, será que a vida humana também não tem um objetivo último? Buda falava em Arhants que atingiram o objetivo último. Lao Tsé dizia que a adaptabilidade era o objetivo ultimo da humanidade. Assim, tenho uma tendência a vislumbrar um fim também, apesar de ter certeza que na dúvida é melhor continuar crescendo. Abs

    ResponderExcluir