Páginas

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Aos pedaços ou inteiro?

A integridade é uma virtude pouco compreendida. Muitas vezes utiliza-se o termo como sinônimo de honestidade, por exemplo. E, ainda que haja relação entre essas e outras virtudes, cada qual tem seu valor. 
Como a palavra mostra, íntegro é inteiro, completo, uno. Perdemos a integridade quando nos identificamos com as partes. E isso acontece usualmente sob pressão. É quando as situações difíceis nos “jogam” de um lado para o outro e deixamos de atuar desde nossa autêntica identidade. Passamos a responder às circunstâncias desde a periferia e não mais desde o centro do Ser.
Isso acarreta na oscilação do comportamento e em menos confiabilidade. As pessoas confiam menos nele e ele próprio confia menos em si. Surge muita incerteza...
Na liderança, a integridade é fundamental. Afinal, quem seguirá um líder que se desarticular e fragmenta constantemente? Ele assim se desautoriza. Corrói e corrompe sua capacidade de liderar. Impede, pois, que os seus liderados o compreendam e saibam o que fazer a cada momento. Torna-se tão mutável que deixa de ser uma referência para as pessoas.
Além disso, do ponto de vista individual, o líder se atrapalha em suas próprias ações. Sempre que, sob pressão, nos identificamos com os problemas e deixamos de ser quem somos, a probabilidade de solucioná-los decai. Sou sempre mais eficaz quando estou íntegro. Perco eficácia quando me fragmento.
Qual a dica para desenvolver integridade? Em primeiro lugar, conhecer-se a fundo. Em segundo lugar, expressar-se. Dar vazão à autêntica força que cada um tem em si. Daí surgirá um modelo de comportamento que será exemplo para quem o segue. E também servirá como modelo para si próprio, uma referência de integridade para si mesmo: uma imagem clara de quem somos de verdade.
----
Já montou um quebra-cabeças? Percebeu que é impossível montá-lo só com as peças, sem a imagem da caixa? Sem uma imagem do todo, fica muito difícil compor as partes. Assim, sem uma noção de nossa autêntica natureza, vamos sempre ficar aos pedaços. E onde buscamos essa imagem completa? Dentro de si, só aí.


Nenhum comentário:

Postar um comentário