Páginas

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

A Equação da Confiança

Imagine uma fórmula matemática para saber como estabelecer confiança com outras pessoas.
Lendo o excelente livro "The Trusted Advisor" de Maister e Green, vemos uma interessante proposta de como estruturar uma visão assim.
A equação seria: T = CRIS/SO,
ou
TRUST = (CREDIBILITY + RELIABILITY + INTIMACY) / SELF ORIENTATION
Vamos à explicação...
No inglês, "credibility" e "reliability" podem ser ambas traduzidas por credibilidade, mas há uma sutil e importante diferença. A primeira se refere mais à capacidade de mostrar conhecimento sobre algo, a segunda à uma capacidade de fazer as coisas. (Seria mais ou menos como as dimensões teórica e prática da credibilidade.) E "intimacy", que é facilmente traduzido como intimidade, se refere à proximidade emocional com a outra pessoa.
Estes três primeiros elementos se somam, e à medida que crescem, favorecem a confiabilidade. Agora vejam, "self orientation", ao contrário, deve ser a menor possível. Significa que quanto menos nos importamos com a gente mesmo, tanto melhor. Ou seja, quanto menos egoísmo, mais confiáveis somos. Quanto mais dedicamos atenção ao outro, mais ele confia em nós. Óbvio, não?
Os autores dizem ainda que a confiança depende de tempo. Assim, precisamos de paciência para mostrar credibilidade (com conhecimento e com fatos) e gerar intimidade com as pessoas. O que não precisa de tempo é a orientação altruísta. Isso pode ser já!
----
Confiar (do latim, confiare), significa dar fiança. É doar e não pedir algo. Podemos ser o mais confiáveis que conseguirmos ser. Mas nunca podemos pedir confiança. Gostei da equação por que deixa isso evidente...

Nenhum comentário:

Postar um comentário