Páginas

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Vendo o invisível....

Em inglês a sigla KIB - Knowledge Intensive Business - sugere uma "elite" de empresas cujos ativos intangíveis dão o tom do negócio. Na sua maioria, são empresas de serviços de alto valor agregado, empresas de software e TI, empresas de alta tecnologia e organizações com constantes investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D). Nesses ambientes, o conhecimento é o rei...
Os profissionais que atuam nesses ambientes são normalmente muito qualificados e o desafio de liderança num contexto assim tem suas particularidades: as pessoas tem iniciativa natural e não aceitam muitos procedimentos de controle de suas tarefas; a produtividade desses profissionais normalmente é maior quando estão mais "à vontade", podendo expressar sua inteligência e criatividade; é comum também encontrarmos especialistas, com expertise direcionada e com experiência acumulada em uma área do conhecimento; suas atividades e o seu desempenho muitas vezes é subjetivo...
Essas equipes constituem um desafio interessante para os líderes. Por exemplo, nas empresas de serviço de alto valor agregado (professional services) onde um grupo de advogados, arquitetos, engenheiros é liderado por um par, ou seja, alguém que compartilha com seus liderados uma elevada qualificação técnica, a confiança se desenvolve na medida em que são "testados" os conhecimentos e idéias a respeito dos temas de que tratam. É comum ver uma liderança distribuída, mais dispersa e compartilhada.
Por outro lado, ao explorar a troca de conteúdo, também surge uma coisa muito legal: esses times constroem conhecimento juntos. As interações dentro da equipe normalmente são muito produtivas, intelectualmente intensas e com constantes trocas de opinião, idéias, experiência e inovação também.
----
Como liderar profissionais assim? Vendo o que normalmente ninguém vê. O conteúdo é invisível aos olhos da maioria das pessoas, mas é nele que está a confiança e a valorização dos profissionais e do negócio todo. Para liderar equipes em negócios intensivos em conhecimento, os líderes devem ver o invisível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário