Páginas

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Manifesto contra a Burrice

A burrice assola a população do planeta com suas garras invisíveis (ou visíveis?). Temos de lutar, valorosos, contra este monstro. E como fazer isso?
A primeira coisa a fazer é reconhecer o inimigo. E a verdade é que ele se apresenta em qualquer um de nós, pois burros somos todos, às vezes. O que é inaceitável é a submissão. Ou seja, não podemos, seres humanos, aceitar a derrota. Nosso destino é a vitória sobre a besta, talvez a real besta do apocalipse. Só podemos aceitar um único caminho: vencer a burrice.
Outra coisa muito importante: saber qual é o seu contrário. E, por favor! Não é a esperteza, a malandragem. É a inteligência, nobre de valores, repleta de sagacidade espiritual, plena de bondade e amor e amizade e solidariedade. O contrário do burro é o inteligente. E o inteligente é justo, é belo, é bom.
Não é fácil vencer a burrice. Mas é possível. Conheci gente na vida que me inspira a todo momento para seguir na guerra interior contra este mal (seria este o verdadeiro mal do século? deste século?). Os grandes sábios da humanidade, os gênios da renascença, os humanistas, os idealistas, os filósofos, os grandes líderes, todos servem de modelo para renovarmos sempre a nossa esperança em direção à inteligência.
----
A burrice não faz história. Antes, a detém.
Não sejamos estúpidos! Podemos derrotar a burrice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário