Páginas

terça-feira, 22 de abril de 2014

The Red Table Strategy

Comprei uma mesa vermelha para meu home office.
Apesar de que estou vivendo uma experiência executiva nestes meses, mantenho meu escritório em casa para minhas atividades docentes e como escritor e palestrante. E agora comprei uma mesa vermelha.
Eu sempre quis uma. E acho que este gesto (um deliberado presente para mim mesmo) simboliza a vontade que todos temos de fazer o que realmente queremos fazer. E como fazer? Aí é que entra a estratégia... Para conquistar o êxito em qualquer empreitada, precisamos de estratégia.
Do famoso livro de Cham Kim "Estratégia do Oceano Azul" aos clássicos de Ansoff e Porter sobre o tema, passando pelos meus favoritos Mintzberg e Patel, podemos descrever a estratégia para uma empresa de muitas maneiras. Mas e a estratégia de carreira, para um indivíduo? Sei que há publicações nessa área também. Mas até hoje não encontrei nada que me satisfizesse. Quem sabe um dia eu mesmo escreva algo sobre o assunto.
Das minhas antigas atividades de coaching (hoje não tenho mais tempo para prestar esse serviço) lembro da metodologia que utilizava e que se baseava no conhecimento de si mesmo - como todo bom filósofo faria - e, então, a elaboração da Identidade Profissional: um constructo que evidencie a originalidade e singularidade de cada um; sua autenticidade, descrita em competências, habilidades, conhecimentos e o que mais possa utilizar para expressar sua individualidade no mundo.
----
O que pretendo com este post é estimular-lhe a criatividade e sobretudo a vontade de seguir seu caminho e fazer suas escolhas. A "estratégia da mesa vermelha" (The Red Table Strategy) é a busca pela expressão do que cada um tem dentro de si. Com total autenticidade! É nisso que acredito e é isso que proponho aos meus leitores.
Eu queria comprar uma mesa vermelha. Comprei. Você, o que quer fazer? Faça. Vai se sentir melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário