Páginas

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Como vencer o tempo?

Não que o tempo seja um inimigo; mas pela sua natureza, ele precisa ser desafiado de algum modo.
É como se o tempo fosse um aliado, mas um aliado que, à sua maneira, dá sua contribuição como uma espécie de adversário.  Nos impõe limitações para que possamos superá-las e, ao fazê-lo, sentimos aquele gostinho da vitória.
Tal qual o velho deus romano das duas faces, Jano, podemos acumular dois rostos: um velho e um jovem. Na medida em que ganhamos experiência de vida, ganhamos nossa face de ancião. E se conseguimos cultivar o entusiasmo e o idealismo, ganhamos nossa face jovial.
O ancião em nós confere a maturidade e a prudência necessárias para qualquer investida.
O jovem em nós garante que não paremos jamais, sempre sonhando, sempre buscando coisas novas.
Vencer o tempo é unificar o passado e o futuro. Vencer o tempo significa transcender a limitação do relógio e a limitação das oportunidades perdidas do passado. Vencer o tempo é não se prender às restrições da "falta de tempo" (quantidade) e poder "criar" o tempo necessário mediante uma maior QUALIDADE de tempo.
-----
Não tenha medo deste adversário: ele é daqueles que nos treinam, que nos tornam mais ágeis e nos permitem crescer. Não seja só um velho ranzinza nostálgico. Não seja tampouco um eterno irresponsável e ingênuo adolescente. Seja os dois, unificamos numa sabedoria que vence o tempo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário