Páginas

quinta-feira, 18 de julho de 2013

O Valor da Comunicação

A comunicação deve tomar de 70% a 90% do trabalho de um líder no meio empresarial. Ou está lendo e escrevendo e-mails, participando de reuniões, apresentando projetos, negociando, visitando empresas ou comando a equipe. Quase tudo é comunicação.
Não seria plenamente lógico considerar que deveríamos dedicar, na mesma proporção, um tempo ao treinamento das competências associadas à comunicação?
Saber ouvir e saber falar; saber ler e saber escrever; isso é a essência do dia-a-dia das lideranças e portanto deveria ser igualmente a essência de sua formação e desenvolvimento. Uma dica é começar já a valorizar este assunto, dedicando-se com carinho às leituras, ao ganho de vocabulário, ao exercício de escutar com atenção e paciências às pessoas, tentando decodificar em profundidade as mensagens, e procurar escrever e falar com muita clareza, coerência, concisão e consistência.
E como medir esses fatores? Simples, basta responder para si mesmo as seguintes perguntas:
- Clareza: estou sendo objetivo? ele está me entendendo? Como posso garantir que ele esteja entendendo-me?
- Coerência: o que estou dizendo corresponde ao que realmente penso e faço? Estou demonstrando com meu corpo a mesma mensagem que sai pela minha boca com as palavras? Isso diz realmente respeito a mim?
- Concisão: eu poderia resumir? Poderia dizer o mesmo com menos palavras? Conseguiria sintetizar o recado em uma mensagem de menos tempo?
- Consistência: dá para sentir firmeza no que estou dizendo? Estou convencendo? A mensagem é confiável?
O modo mais seguro é checar diretamente com os interlocutores. Se for possível, é o melhor a ser feito, pedindo feedback direto, com cordialidade e verificando se o comentário corresponde ao que você quis realmente dizer.
----
Digressão: quanto tempo será que as empresas não perdem devido à má comunicação? Acho que se pudesse ser mensurado, muitos gastos estão sendo causados por problemas nessa área...
Como dizia Weinberg, "o problema é sempre com as pessoas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário