Páginas

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Em busca de lideres... no passado!

Lee Iacocca escreveu um livro cujo título é "Onde estão os líderes?"; Barbara Kellerman publicou o seu "O Fim da Liderança"; uma busca no google com o texto "falta de líderes" me deu um retorno de mais de 28 milhões de links!!
Ram Charan, um consultor indiano famoso no mundo corporativo, um dos meus favoritos autores sobre liderança, afirma (eu também) que deveríamos interpretar a escassez de líderes como sinal de incompetência do modelo atual.
Ele sugere um processo de aprendizagem baseado na prática e na autocorreção, onde o processo de desenvolvimento dos líderes passe de um contexto menos complexo para outro, mais complexo. A cada nova experiência, o profissional vai sendo testado, provado e orientado. Isso me faz lembrar Platão, quando dizia que os verdadeiros líderes não podem ser eleitos, mas sim provados.
Vejam, há consenso de que precisamos renovar nosso métodos educacionais. Muitas organizações já o fizeram. A maioria ainda está perdida e completamente alienada deste fundamental desafio. Talvez o futuro seja áspero para elas... Mas, se ao invés de olharmos para o futuro, lembrarmos do passado, identificaremos muitas das práticas sugeridas por Charan, a General Electric e diversos outros cases de sucesso no desenvolvimento de lideranças, como experiências há muito testadas e comprovadas.
Formar líderes depende de exercícios, prática, experiências, laboratórios, orientação, correção (que pressupõe erros), e, até mesmo, instruções em sala de aula.
----
Leia Platão, estude Confúcio, pesquisa a biografia de Alexandre, Júlio César, Napoleão, Churchill e Mandela. Você verá que temos muito a aprender com o passado. É só adaptar e aplicar a essência desse know how no presente. Aí teremos um futuro sem a carência atual de líderes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário