Páginas

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Internet e cafeína

Na GrandiGaray, há uns dias atrás, uma colega disse que um bom escritório tem internet e cafeína. Só isso. Há alguns anos li num livro que um bom escritório é um lugar aonde as coisas acontecem. Dá no mesmo. A despeito das preferências, podemos refletir sobre como decorar um bom escritório.
Minha primeira consideração é quem ocupa o espaço. Não adianta termos uma infra-estrutura impecável com pessoas chatas ou com incompetentes. Bons profissionais, no sentido total do termo, são imprescindíveis para a decoração. Embelezam qualquer espaço. Definitivamente.
Também acho que um belo escritório tem de ter a cara do negócio, sem estereótipos ou padronagens convencionais (a não ser que você seja convencional por opção). Quem trabalha no local deve respirar a identidade do negócio junto com os sócios e demais colegas, e sempre que ali chega um cliente ele deve se sentir num local único.
Outro critério é o regramento de trabalho, tácito ou explícito. Horários, uso de salas, expediente, serviços de rua, almoços e lanches. O que pode e o que não pode. Se bem que cada empresa tenha sua cultura, é importante definir quais requisitos são imprescindíveis para o bom funcionamento do dia-a-dia. E evita conflitos.
Acesso e logística. Uma dica é localizar o escritório próximo de estacionamentos rotativos ou equivalente. Também podemos dar preferência para bairros com menos trânsito e/ou mais conveniente para os clientes. E, sim, ter um escritório pertinho de casa, de onde se pode ir à pé, melhor. Ganhamos tempo e fazemos uma caminhada básica.
E no geral, um escritório é um lugar aonde as coisas acontecem. Lembramos dos lugares que trabalhamos pelos fatos e eventos que ali ocorreram e que fizeram história. O local vira um símbolo de realizações. Conquistas, problemas, clientes, contratos, colegas, desafios. Quando tudo vira história, lembramos do escritório como o palco do show.
----
Você tem um bom escritório para trabalhar? Sinta-se à vontade para decorá-lo como quiser, expressando suas ideias e os valores do seu negócio. Crie um ambiente singular para os profissionais e para seus clientes.
E não esqueça: internet e cafeína são fundamentais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário