Páginas

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Hoje (e amanhã?)

Hoje estamos vivendo um cenário muito complicado. Alguns falam de uma Nova Guerra Fria. Outros, já, de uma possível Terceira Guerra. O mundo dói. Estamos vendo a tristeza e a desesperança ocupando mais e mais corações. A mente, aliás, já foi tomada.
Dura verdade dita por Barbara Kellerman: "...não sabemos criar bons líderes, nem deter ou, pelo menos, limitar maus líderes como fazíamos há 100 ou até mil anos atrás".
O mundo contemporâneo sofre em guerras e guerrilhas, dentro e fora. Refugiados fogem da guerra e encontram a neve, a fome, a discriminação. Nações são ameaçadas quando os recebem, pois podem haver terroristas entre eles. Também são ameaçadas se não os recebem, pois para onde irão?
A autoridade de Harvard em liderança, um dos nomes mais respeitados no mundo dentro deste tema, diz a verdade nua e crua - difícil de ser admitida: nossa crise mundial é uma consequência de nossa total incapacidade de formar líderes bons e capazes, éticos e eficientes. Ora, a solução está no verso da mesma frase. Se os líderes passarem a surgir, melhores e mais competentes, naturalmente o mundo vai se dirigir à paz.
----
Hoje estamos sofrendo o efeito de uma educação fracassada. E amanhã? Se nos educarmos, a nós mesmos, sem ficar criticando "os outros" faremos parte da mudança sonhada. Isso também pode ocupar sua mente. E, quem sabe, também o seu coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário