Páginas

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Fume o seu charuto

Fumar um Montecristo, um Don Diego, um Partacas, é sempre bom. Conversar com a fumaça é um símbolo que representa conversar consigo mesmo. É reflexão. É silêncio interior que permite rever as coisas da vida.
Não é preciso fumar charuto para fazer isso, é claro. Este é o meu hábito. Cada qual tem o seu modo de "parar o mundo" e deixar-se voltar para dentro de si e rever prioridades, avaliar os acontecimentos, planejar os próximos passos. E isso é fundamental. Veja: se você não reflete sobre sua vida, quem fará isso por você?
Cuidado com a mecanicidade do mundo: a rotina maluca dos dias pode engolir as possibilidades de reflexão e deixar o tempo cumprir com seu papel de ceifador, como Cronos grego. As oportunidades, que são filhas do tempo (Kairos é filho de Cronos), precisam ser vistas. E ver oportunidades é uma arte que requer algum domínio do tempo... Parar o tempo significa sair da compulsoriedade do cotidiano e pôr-se numa dimensão mágica, num não-tempo que dá a perspectiva necessária para entender-se.
----
Dê uma parada de vez em quando. Mesmo que não seja apreciador dos "habanos". Crie seu próprio ritual de conversa consigo mesmo. Fume o seu charuto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário