Páginas

terça-feira, 24 de abril de 2012

Mudança e Permanência

Uma vez li num livro sobre Consultoria que, por mais que pareça diferente, as coisas não mudam tanto assim de um dia para o outro. No geral, as coisas permanecem as mesmas do dia anterior, hoje. E o que se lia no jornal, semana passada, é muito semelhante ao que se lê agora. Há variações, mas é minoria.
O que acontece é que nossa percepção é colorida pela situação emocional e as pressões que sofremos. Daí a impressão súbita de que tudo está por mudar. Daí a sensação de que algo de muito ruim (ou de muito bom) possa estar acontecendo. Talvez fosse mesmo um desejo pessoal de que houvessem mudanças radicais... gostamos disso. Mas isso não acontece de verdade.
O tempo, como um aliado, mostra o que é verdadeiro e o que é falso. E as circunstâncias se preservam ou não em função de sua veracidade. Assim, muito do que pensamos que vai acontecer será comprovado com o tempo. A impulsiva decisão que o líder toma diante de uma súbita provocação do meio, pode ser uma simples reação emocional.
A segurança para as decisões não está nas mudanças... está na permanência. E na maioria das vezes, a maioria das coisas permanece. E mesmo quando se alteram, é dentro de si mesmo que o líder vai se apoiar. Sempre sendo ele mesmo. Sem sucumbir às pressões das circunstâncias. Sempre sendo autêntico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário