Páginas

terça-feira, 10 de abril de 2012

Estilo não é estereótipo


A palavra estereótipo vem dos antigos "tipos" de imprensa. Letras-padrão que eram utilizadas para a produção dos primeiros jornais e também cópias de livros. Depois dos monges copistas medievais, veio este modo de reprodução de livros.
Estilo é um termo muito encontrado hoje nos assuntos ligados a moda, vestuário e preferências pessoais. Denota como uma pessoa vive, no geral. Cada um tem seu estilo.
Estereótipo e estilo são coisas diferentes. Aquele que se estereotipa perde sua autenticidade e seus diferenciais; perde sua identidade e seu modo próprio. O estilo nasce do singular que é cada ser humano. O estereótipo é um rótulo que melhor ou pior classifica a pessoa dentro de certas tipologias, inventadas por ciência ou por opinião popular.
O líder representa um exemplo de vida e de ações pela sua exclusividade como homem ou mulher. A inspiração que a liderança é - a ponto de fazer seguidores - tem de ser entendida como produto de um estilo. Portanto, cada executivo e cada gestor é diferente. Há traços comuns, mas não podemos reduzir a uma tipologia empobrecida. A riqueza do comportamento humano e a complexidade das relações sociais é virtualmente infinita. Reducionismo é falta de inteligência.
Você que me lê: qual o seu estilo?
Como dizia meu mestre de filosofia: SEJA VOCÊ MESMO.
Estilo não é estereótipo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário