Páginas

terça-feira, 4 de outubro de 2011

A Academia de Platão

Não ficavam jogando conversa fora lá.
O título da escola de formação de líderes de Platão - famoso filósofo-educador ateniense - se deve à homenagem a Akademos. Este herói não somente dava nome aos jardins próximos à escola platônica, mas servia de emblemático modelo ao que se fazia naquela escola. Na antiga paidéia grega o modelo de formação humana era o HERÓI.
Filho de um Deus com uma mortal, o herói simbolizava o caminho de desenvolvimento de um ser humano, desde seu nascimento, passando por diversas provas e lições, atá alcançar sua apoteose. Esta iniciação nos mistérios, como diriam os antigos, delimitava o encerramento de um ciclo de vida humano para adentrar ao divino.
O método de formação nestas escola (pois havia muitas) contemplava um ecletismo extraordinário e uma didática qualificada em base a diálogos, treinamento físico, vivências em grupo, reflexões, pesquisas, experimentos, meditação e exercícios que chegaram até nós, hoje, aos pedaços. Teríamos de recompor o método.
O fato é que LIDERANÇAS não são educadas de qualquer jeito. Há que dispor de uma estrutura pedagógica e didática refinada e cuja validação se dê em função de provações. Os líderes não são eleitos. São comprovados. Na Academia de Platão, não era questão de falar, só. Era questão de fazer, de mostrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário