Páginas

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Participar em Projetos Especiais

Alguns amigos dizem que o meu problema está no nome (Grandi). Só quero saber de coisas grandiosas, excêntricas, diferentes e extraordinárias. Mirabolantes, às vezes; confesso. E como tenho especialização em Gestão de Projetos, pelo PMI – Project Management Institute, resolvi pesquisar alguns projetos grandiosos.
Este artigo não é tão grande como eu gostaria (claro!), mas posso elencar alguns dos projetos que tenho investigado e, talvez, escreva em algum momento sobre cada um deles, em detalhe.
Desde já, acredito que possa servir esta lista como estímulo de aprendizado e pesquisa para aqueles que, como eu, gostem de estudar sobre criatividade, inteligência e liderança acima da média. Abaixo:
  • A Renascença Florentina, protagonizada pelos Médici, Pleton e Ficino.
  • A Escola de Sagres e suas realizações.
  • As Conferências do TED – Technology, Entertainment and Design (www.ted.com).
  • As Pirâmides do Egito.
  • As Pirâmides da América Pré-Colombiana.
  • As Catedrais Góticas.
  • A Construção da Hidrelétrica de 3 Gargantas, na China.
  • A Invasão no Dia D, durante a Segunda Guerra, e seu desenrolar.
  • A Academia de Platão, em Atenas.
  • A Batalha das Termópilas, onde 300 Espartanos morreram pelo seu Ideal Político.
  • Alexandre, o Grande (óbvio, né?).
  • A Cidade de Alexandria, sua história e grandes personagens.

Agora, cabe ressaltar, depois de ler esta lista sugestiva, que muitos de nós – executivos e consultores – nem perto chegamos de participar de projetos tão maravilhosos. Quem sabe alguns possam pensar, ao ler este artigo: que importa, minha vida é um grande episódio na história, ao menos para mim e minha família. OK. Eu entendo isso. Mas a questão é justamente esta. Estou propondo – àqueles que querem algo mais que este projeto familiar – a motivação maior de participar e pertencer a episódios mais significativos na história. Não da sua história pessoal, mas da história de muitas e muitas pessoas.
Fica a pergunta: em que projeto você participa ou poderia participar que enriqueceria o sentido de sua história?

Nenhum comentário:

Postar um comentário