Páginas

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Influência de dentro x Influência de fora

Assistindo a uma entreivsta de Malcolm Gladwell, na GloboNews, ele falava sobre como os ambientes e contextos influenciavam as pessoas. Mais que aquilo que, supomos, está dentro delas.

Gladwell é um dos meus prediletos cronistas. Gosto de ler seus artigos e livros.

Este assunto do homem como fruto do meio ou o contrário pode ser ampliado. Não é hora de acrescentarmos um "golpe de vista" diferente? Chega de conflito entre psicologismos e sociologismos. A questão é mais profunda e, penso eu, inclusive mais prática.

Vejam que há uma tensão entre a influência que sofremos do meio e a influência que causamos no meio. Mas há também uma sorte de tensão média, que se dá antes de influenciarmos o meio a partir de nós mesmos: trata-se da influência que causamos, de dentro para fora, em nós mesmos. Assim, haveria que definir não somente dois vetores em construção contínua da realidade, mas três:

  • Influência do meio sobre as pessoas;
  • Influência das pessoas sobre o meio;
  • Influência do indivíduo sobre si mesmo.

Acho que Gladwell e todo mundo que versa sobre este assunto não incorpora este vetor às suas reflexões...

Por exemplo: a partir disso, qual o papel da Vontade na construção da realidade? Há diferença entre o que a Vontade pode fazer quanto à realidade pessoal e a realidade coletiva? Esta diferença é de efeito ou apenas de tempo? Isto é, é diferente a consequência ou apenas uma é mais imediata, enquanto outra demora mais a resultar?

Por fim, será que estas perguntas são para psicólogos ou para sociológos?

Os autores e pesquisadores são, uns, mais peritos na influência das pessoas no meio, de dentro para fora. Outros, falam melhor sobre a influência do meio nas pessoas, de fora para dentro.

Que seja. Agora, cada um, que se torne perito na sua influência individual...

Nenhum comentário:

Postar um comentário