Páginas

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Os Primeiros 90 Dias

Quando você assumir uma área nova na empresa, ou quando for para outra organização, em um cargo gerencial ou outra função cujo exercício da liderança esteja implícito, sugiro:
1. Primeiramente procure conhecer bem o contexto - conhecer as pessoas, as tarefas cotidianas, a rotina da empresa;
2. Dê especial atenção às pessoas com quem vai se relacionar (não somente seus subordinados, quando for o caso) e além de conhecer o "jeito" de cada um, procure expor-se você mesmo. É o melhor à fazer, já que nenhuma imagem artificial pode ser sustentada por muito tempo. Seja você mesmo;
3. Em seguida, procure assumir o controle do feijão-com-arroz, isto é, do operacional. Recolha suas idéias e propostas e não apresente nada disso nos primeiros 30 dias. É prematuro e você pode gerar reações desnecessárias.
4. Ganhe tempo e aliados: assuma de vez sua posição e os problemas (e a pressão) correspondente. Enquanto não fizer isso, alguém ou alguns, estarão recebendo essa pressão. Ou seja, na medida em que você vai assumindo para si os problemas, vai ganhando tempo para apresentar um plano de ação com suas idéias inovadores...
5. Monte o plano de ação com carinho. Seja bem consistente na argumentação de cada linha de ação e não tente (por favor!!) ser o salvador da pátria. Procure aquelas poucas melhorias ou mudanças que podem representar um significativo ganho. O objetivo aqui é acumular autoridade, demonstrando confiabilidade, "pé no chão" e uma real atitude de contribuição e ajuda.
6. Faça isso nos primeiros 90 dias e verá que, já nos primeiros dias do seu quarto mês na nova função, estará bem mais à vontade. Aí sim, poderá ser mais arrojado e, conhecendo o terreno, saber onde e como pisar.
-----
Se não gostar de "feijão-com-arroz", ok. Muita gente prefere o caviar, o scargot, ou lula recheada (eu também prefiro). Mas a questão é uma boa nutrição antes do prazer gastronômico. E quanto à unir as duas coisas, é certo que é o melhor. Mas para isso vai precisar de um pouco de tempo para conhecer o cardápio de possibilidades reais.
Não se esqueça do seu limite no cartão de crédito... Ninguém gosta de ter uma indigestão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário