Páginas

quinta-feira, 15 de março de 2012

A Cidade de Alexandria

Dizem que quando um filósofo, educador, gramático ou erudito chegava à cidade de Alexandria, era só avisar que vinha para ensinar que ganhava uma casa. Passava a ditar classes neste lugar que agora era espaço público. Abria-se mais uma porta em honra à filosofia e a ciência.
Como chegou a ser assim uma cidade dessas?
---
Alexandre sonhou com Homero um dia. O sábio grego apontava, no sonho, um local às margens do mediterrâneo e sorria ao herói macedônio. Acordou e viu Alexandre o lugar no delta do Nilo, no Egito. Não era um sonho. Mas uma inspiração. Nascia ali, daquela semente, a futura árvore de cultura que se estenderia até os últimos dias do império romano.
---
Ptolomeu Soter, o dirigente que se encarregara da cidade depois de Alexandre criou a famosa Biblioteca. Vieram já nesta data, século III a.c., milhares de homens e mulheres de cultura extraordinária. Movimentou-se a região em torno da busca da sabedoria. Construções, cópias de livros, artes, comércio e a gênese de uma das mais incríveis povoações de todos os tempos estava consolidada.
---
Havia mais de uma biblioteca. Após o primeiro incêndio (pois foram 3 ao todo) fora construída uma biblioteca dita "auxiliar", no Serafeum, o templo de Seráfis. Este templo não era somente uma capela gigantesca, como uma grande catedral. Era uma universidade. Estudava-se ali matemática, astronomia, oratória, física, química, etc. Foi este o local da última resistência ao edito de Teodósio e toda a perseguição que sofreram os filósofos nos fins do decadente império romano. Ali estava, nesta época, Hipátia.
---
Hipátia, iniciada nos Mistérios Egípcios, filha do grande filósofo Theon, foi emblema do martírio destes filósofos. Liderou um processo já quase sem esperanças de continuidade. Mas foi valente e enfrentou todos os fanáticos das seitas cristãs e judaicas que se confrontavam e confrontavam a todos. Morreu assassinada pelos cristãos em Deu sua vida pela Causa da cidade, que tinha começado com Alexandre.
---
A Causa da cidade de Alexandria era a da matriz cultural e educacional que viabiliza o nascimento dos gênios, dos sábios, dos grandes líderes. Atravessou séculos. Está dentro de cada idealista e sonhador de hoje. Como trazer isso de volta ao mundo concreto? Esta pergunta é respondida por líderes. Pois não pensam, só. Fazem. Como Alexandre, que não pensou mas fez o que seu sonho com Homero indicava.
---
há um bom artigo na wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Alexandria

Nenhum comentário:

Postar um comentário